Saiba como deve ser a alimentação de um triatleta

O triatlo, como sabemos, é a combinação de ciclismo, corrida e natação em uma única prova. Como os triatletas têm um gasto energético muito superior aos outros esportistas, seus cuidados devem ser redobrados — alimentação, treino, hidratação e descanso são alguns pontos importantes para a excelência na prática desse esporte.
A alimentação correta é essencial para dar energia ao corpo, nutrir as células com vitaminas e sais minerais, aumentar a massa magra e melhorar o desempenho nos treinos e competições. Quer saber tudo sobre a alimentação de um triatleta para não fazer feio nas provas? Então, continue a leitura!

Controle e balançamento
A dieta de um triatleta é rígida e balanceada. A maior parte do cardápio é composta por proteínas e carboidratos; os alimentos com gorduras saturadas, por sua vez, devem ser exterminados da dieta. Afinal, o rendimento do atleta está diretamente ligado ao seu cuidado com o peso.
A hidratação deve ser feita antes, durante e depois de cada treino — seja com água ou líquidos, para uma melhor hidratação. E como a perda de sódio é muito grande durante as provas, alguns atletas precisam ingerir cápsulas de sal.
Nada de alimentos gordurosos, junk food e doces, pois isso afeta o rendimento! Os sacrifícios devem ser feitos quando se trata da alimentação de um triatleta.

Carboidratos
Os carboidratos são fonte de energia para o organismo, cumprindo, entre outras, a função de regular o metabolismo proteico. Em outras palavras, quando há uma ingestão balanceada de carboidratos, as proteínas são reservadas para sua função — e não para o ganho energético do corpo.
No grupo dos carboidratos, são encontrados amido, lactose, maltose, sacarose e celulose. Os carboidratos são encontrados principalmente em legumes, frutas, verduras, mel, grãos, nozes, sementes e leite.

Proteínas
O papel fundamental da proteína, para os esportistas, é a construção e reconstrução celular, principalmente dos músculos. São as proteínas que farão a recomposição dos músculos após um treino ou competição.
As proteínas podem ser divididas naquelas de alto valor biológico, nas proteínas de referência e nas proteínas de baixo valor biológico. As proteínas são encontradas nos peixes, carnes vermelhas, ovos, aves, cereais, leite e leguminosas.

Cardápio do pré-treino
Como você pode perceber, a importância dos cuidados na alimentação de um triatleta é essencial para um desempenho favorável. Pensando nisso, antes de seu treino, recomendamos o consumo de frutas como banana ou abacate. Um copo de leite para obter mais carboidrato e proteínas é um ótimo acompanhamento. O importante é a ingestão de carboidratos, para ter energia para os treinos!

Cardápio do pós-treino
Após os treinos, o foco é a recomposição muscular. Seja com pães integrais, carnes magras, castanhas ou feijão, o importante é a qualidade e quantidade. A média de consumo é de 1,5 g de proteína para cada kg do esportista, ou seja, se você pesa 70 kg, o seu consumo após o treino deverá ser de 105 g de proteína.

Antes das competições
Um dia antes da competição, o cardápio muda para o grande dia da prova e, agora, a ingestão de carboidrato é muito maior. Basicamente, você deve ingerir — na manhã anterior à competição — alimentos fibrosos para ajudar o intestino a funcionar regularmente. Já o restante do dia deve ser recheado de carboidratos, não esquecendo da diminuição dos alimentos fibrosos e de que você deve ingerir uma pequena quantidade de proteínas.

No dia da competição
Antes das competições, os triatletas devem evitar as fibras, que farão com que o desenvolvimento e performance diminuam. Opte pelos líquidos para obter as proteínas e os carboidratos necessários para uma competição. O índice dos carboidratos antes deve ser de 2 g por kg do competidor e, para as proteínas o consumo deve ser de até 25 g.

Depois das competições
Logo após as provas, o competidor deve ingerir carboidratos e proteínas. A dica é se alimentar de fontes de carboidratos com alto teor glicêmico, como pães, massas, batatas e arroz. As fontes de proteínas podem ser o leite, ovos, carnes magras. Hidratação máxima.

Fonte: http://blog.atletamania.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: