Troca esperta: mel substitui géis energéticos

Por Ana Clara Fujimori

Cansou do gel energético e está à procura de outra fonte de energia para seus treinos e competições? O mel pode ser a pedida. Ao menos é o que indicam estudos realizados pelo Laboratório de Nutrição Esportiva e do Exercício da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores dizem que o mel é fonte energética similar a outros produtos industrializados consumidos antes e durante o exercício, além de ser um alimento natural, com açúcares sem refinar e de fácil absorção pelo organismo.

A nutricionista Lenycia Neri, diretora da Nutri4life, fala sobre outros dos seus benefícios: “O mel atua na digestão e absorção de nutrientes (como cálcio e magnésio), e para algumas pessoas tem efeito laxativo, e (até) calmante”, afirma.

Como o mel não é refinado, como oaçúcar branco por exemplo, o corredor pode usá-lo como fonte de energia, antes ou após os treinos. “É um alimento riquíssimo em carboidratos, que é o substrato energético mais importante para o corredor. Não existe uma dose certa de consumo, ele deve ser usado de acordo a necessidade de reposição de carboidrato nos treino e provas”, comenta Lenycia.

Segundo a nutricionista, o mel ainda melhora a circulação do sangue e pode atuar como descongestionante, anti-inflamatório, diurético e até no combate à anemia.

Como consumir?

Para os corredores que desejam integrar o mel a sua alimentação diária, a nutricionista d´a dica: “Deve-se optar pelo consumo logo no café da manhã, juntamente com aveia e leite, ou ainda com pão integral”, conta.

Ao longo do dia, dá para adicionar a pratos salgados também. “Ele pode preparar um molho que combine mel com óleo de soja, para saborear carnes e saladas”, indica Lenycia. Como todo alimento, é preciso estar atento às propriedades calóricas para não ter problemas com a balança: “É importante lembrar que é o mel deve fazer parte de uma dieta balanceada (fora dos treinos)”, finaliza a nutricionista.

Fonte: http://o2porminuto.com.br/

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