Quer emagrecer? Comece aprendendo a lidar com a realidade!

Por Aline Carvalho
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

Tenho uma vasta experiência com fazer dietas, fazendo ou acompanhando amigos nesta jornada. Por lidar com isso desde muito cedo, tenho um olhar muito diferente sobre este assunto. Só para fins de curiosidade, nunca tomei remédio nem nunca fiz dietas “da moda”. Mas já fiz dietas extremamente restritivas. Já tive lesões em decorrência de má alimentação (fraturas por stress), já emagreci 20kg em 75 dias, já engordei 20 kg em 3 meses. RESUMO: eu tenho experiência no assunto! =)

Lições aprendidas na marra:

(1) Nunca treine para emagrecer. Treinar para emagrecer leva um peso desnecessário e ruim aos treinos. As pessoas costumam se “punir” com os treinos: dado que comi isso, farei mais x horas de pedal ou corrida. Nada que você faça será capaz de acabar com o estrago alimentar que você fez. Tem noção do que tem que fazer para matar 2000 kcal que você ingeriu na sua orgia alimentar numa churrascaria com chopp e sobremesa?

(2) Não se engane sobre seu metabolismo; dificilmente você está entre o baixíssimo % da população obesa que REALMENTE sofre deste mal. Não temos problemas de metabolismo. Cada pessoa tem seu gasto energético proporcional ao seu corpo, à sua massa magra, às suas atividades no dia a dia. Claro que há variações, mas elas não representam as fantasias que temos, onde os magros podem comer baldes de lasanha e os gordos engordam com alface.

(3) Não há “magros de ruim” nem “gordos sem culpa”. O que há é uma visão diferente da comida, uma relação diferente. Já ouvi obesos dizerem que engordaram muito numa fase de muito trabalho porque tinham que comer pizza depois do horário no trabalho… Também ouvi magros dizerem a mesma coisa! Será porque um comia um pedacinho e outro uma pizza gigante com maionese e 3 litros de coca-cola?

(4) Não existe “poder comer qualquer coisa”; existe “poder comer tudo o que quer”. Ouço muito magros dizendo que comem tudo o que querem e não engordam… E os gordos olham com aquele olhar de “pobre de mim que fui amaldiçoado”. Não há ilusão: o “tudo” que o magro quer NÃO é o tudo que o gordo quer. Faça o “Lacraia” ter a dieta do “Rei Momo” que eu ASSEGURO que ele será gordinho em pouco tempo.

(5) O gordo vive comendo salada; o magro vive comento batata-frita. Isso é clássico! O magro come sua batata-frita no almoço e pronto. Não fica comendo Bono nem comendo balas nem beliscando as porções à mesa. O gordo come um pratão de salada com 13kg de molho, café com adoçante e depois passa o dia inteiro comendo biscoitinhos aqui e ali. Depois um suco. Depois um biscoito light. Light / diet / natural não são sinônimos de PERMITIDOS LIVREMENTE. São apenas produtos com características diferentes dos originais, com menos isso ou menos aquilo ou mais saudáveis. Engordam TAMBÉM!

(6) Isso pode comer; aquilo não pode porque engorda. Como eu odeio estas frases. TUDO, absolutamente tudo, engorda, exceto água. Nada que você coma emagrece. NA-DA. Qualquer coisa pode, desde que na quantidade adequada. Todo ganho de peso é em função de comer mais do que é necessário! TODO. Não há multiplicação da matéria.

(7) Para os atletas: coma para treinar e não treine para comer. Comer para treinar significa comer o que é necessário para assegurar boa performance, boa motivação, boa recuperação. Não podemos treinar querendo que o treino emagreça. Temos que ofertar ao corpo tudo o que ele precisa para que treinemos bem. A dieta, a mudança, é no restante do dia! Coma corretamente antes do treino, durante o treino reponha o treino pede e após o treino faço a reposição de carboidratos e proteínas que precisa para recuperar bem e estar disposto para o treino seguinte. No restante do dia, busque controlar / acertar a alimentação para que no total do dia, o saldo seja “negativo” nas fases de emagrecer.

O mais difícil em qualquer mudança é estabelecer uma rotina na qual você se adapte. E alimentação, especialmente para as pessoas que treinam, é uma rotina! Deveria ser uma rotina, variando conforme os treinos.

Para aqueles que foram “carimbados” para ter a alimentação como um tema tenso, onde o querer comer compete diretamente com o que se quer de resultado, seja na estética, na saúde ou no desempenho, não têm outra escolha senão trazer a questão pra si e aprender a lidar com isso. Nunca será algo suuuuuuuuper natural. Haverá momentos de alegria e momentos de agonia. Será assim e ponto. Aprenda a lidar com isso e, pra isso, é FUNDAMENTAL ser honesto consigo mesmo.

Para emagrecer? Antes de qualquer coisa, assuma sua realidade, suas dificuldades e suas capacidades. Lidar com a frustração de achar que se faz o certo e não emagrecer é horrível, mas perder tempo achando que está enganando o mundo também não é bacana, Coma adequadamente.

Estou na batalha! Vamos em frente!

Fonte: http://www.papodeesteira.com.br

4 respostas para Quer emagrecer? Comece aprendendo a lidar com a realidade!

  1. vanessatais disse:

    Marcelo
    eu tb estou na batalha!!! comecei um plano alimentar essa semana. Não é nada tão restritivo, mas tá dificil…. se bem que depois de 3 dias melhora!
    abraço
    Adorei as dicas!
    Vanessa
    http://www.nossodiariodetreino.wordpress.com

  2. Boa tarde prezados senhores.

    A Secretaria dos Esportes e Lazer estará organizando a XIII Meia Maratona do Tocantins em 24/11, com a participação de mais de 2.000 pessoas. Trata-se do maior evento esportivo do estado e entre seus objetivos está comemorar os 25 anos de criação do mesmo. Gostaríamos que forme parte do calendário do seu site. Em breve estaremos disponibilizando as inscrições online

    Grato
    Profº Alfredo Sosa Zamora – Diretor Técnico da Prova.
    63-3218.1172 / 8422.0316

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: