I Volta da Unicamp – 17 Out 2010

Lote de fotos gratuitas:  http://www.funfsports.com/tag/unicamp+volta+vocecorrendo.mstp

Mais fotos gratuitas em: http://picasaweb.google.com.br/105917384781673569536/PrimeiraVoltaDaUnicamp02#

Video da largada em: http://www.youtube.com/watch?v=rZ-crPfNdJs

RESULTADOS:

10 KM – GERAL FEMININO:  http://www.corpuseventos.com.br/resultados/539.html

10 KM – GERAL MASCULINO:  http://www.corpuseventos.com.br/resultados/540.html

5 KM GERAL FEMININO:  http://www.corpuseventos.com.br/resultados/537.html

5 KM – GERAL MASCULINO:  http://www.corpuseventos.com.br/resultados/538.html

Nas minhas muitas corridas por aí, raramente tive o prazer de participar da primeira edição de uma prova. Por isso mesmo, considero tais provas como imperdíveis, quando as localizo em algum calendário de eventos, pois sinto-me entrando para a história de criação da corrida. Imaginem, por exemplo, alguém se gabando de  que participou da primeira São Silvestre. Foi assim que me senti em relação à  I Volta da Unicamp, realizada no último final de semana.

Alguns poderão dizer que essa não é primeira corrida na história da Unicamp, e não posso deixar de dar-lhes razão, havendo registros, na universidade, de uma corrida de 7 Km realizada em 07 Nov 2004. Mas foi uma prova que foi nominada e divulgada como “Corrida da Unicamp” e que não obteve sequência nos anos seguintes. Sendo assim essa é, efetivamente, a primeira edição da “Volta da Unicamp”.

Infelizmente para mim, na manhã da corrida não acordei num de meus melhores dias, em função de uma noite mal dormida, e penso que também pela mudança para o horário de verão, que simplesmente julgo detestável. O clima também não ajudou, pois após uma semana de temperaturas frescas e amenas, ideais para a prática desportiva, o domingo chegou com uma temperatura quente e abafada.

E então, pela minha indisposição momentânea,  alterei o meu planejamento de correr os 10 Km e decidi que iria realizar a corrida de 5 Km. Aproveitei que a Cacau estaria ausente por motivo de viagem e resolvi correr com o seu chip e número de peito, já que ela havia se inscrito para os 5 Km.

Dada a largada, iniciei a corrida num ritmo mais forte que o habitual, motivado pelo fato de estar participando, após dois anos em corridas oficiais, da minha primeira prova de 5 Km. Já havia corrido em quase todas as distâncias, mas até então as ocasiões para correr tal quilometragem sempre haviam surgido em provas de dupla opção de distância, de 5 ou 10 Km. E até então eu sempre havia preferido correr os 10 Km.

Mas em função da altimetria da prova, um pouco mais acidentada do que eu imaginara, e da temperatura crescente, vi-me obrigado a voltar a um ritmo mais lento. Refleti, ainda, que eu não andava ultimamente com os meus treinos rigorosamente em dia. Resignei-me então a fazer um pace mais tranquilo na minha primeira prova oficial de 5 Km. Se bem que não ficou tão oficial assim, pois o nome que apareceu no resultado divulgado foi o da Cacau, nos 5Km femininos; afinal, o chip era dela.

E foi uma ótima prova. A Volta da Unicamp, tenho certeza, vai entrar definitivamente para o calendário anual de corridas, tornando-se uma tradicional prova da cidade de Campinas, a exemplo do que ocorre, em São Paulo, com a renomada Volta da USP, que coincidentemente teve a sua 47a. edição também no dia 17 Out 2010. 

E posso fazer essa projeção pelo sucesso obtido pela corrida e pelo original conceito, idealizado por seus organizadores, em promover saúde, fazer ciência e alertar para a questão da sustentabilidade, conforme programação levada a termo, constante do site http://www.sportrunner.com.br

Parabenizo ainda os organizadores pela estrutura da prova, muito bem montada, e em particular pelo excelente kit reservado para os inscritos, a uma taxa de inscrição bem mais em conta do que em outras tradicionais provas paulistas. Ficou patente que a preocupação, em vez de estar voltada para o lucro, foi a de proporcionar um evento à altura  do prestígio de que goza a Unicamp. É lógico que há sempre aspectos a serem melhorados para quem busca a excelência. E tenho certeza que os organizadores se empenharão em realizar uma segunda edição ainda mais brilhante do que foi a primeira, corrigindo eventuais falhas ocorridas.

RESUMO:

Tempo Final:  25:54   

Classificação (não oficial, interpolando o tempo no resultado oficial do segmento masculino): 60 de 177  (33,9%)

Tênis: Adidas Adizero Ace

2 respostas para I Volta da Unicamp – 17 Out 2010

  1. Mayumi disse:

    Oi, Marcelos! O clima estava abafado? Realmente, Campinas é mais abafado que São Paulo na maioria das vezes! Mas, de qq forma, parabéns pela prova! Vc fez um tempo muito bom, apesar dos pesares!
    Qual foi o percurso? Lá nos “redondos” do Campus?

  2. marceloscorrendo disse:

    Oi Mayumi
    Obrigado pelo comentário. O clima estava muito abafado e a corrida foi em percurso ao redor da Unicamp. Tomara que um dia a Volta da Unicamp fique tão famosa quanto a Volta da USP. Aliás já agendei para fazê-la daqui a três anos. Será a 50a. edição da corrida e eu estarei com 50 anos.
    Um abraço e boas corridas.

Deixe uma resposta

