26ª Corrida Pedestre da Cidade de Itu

 

Depois de um mês de merecidas férias do trabalho, no qual não corri um dia sequer, voltei aos treinos e comecei a planejar as primeiras provas a realizar em 2010. Selecionei de início algumas mais conhecidas, como a Meia Maratona de São Paulo, em 07 Mar, e a prova de outono do Circuito das Estações Adidas, em 21 Mar. E tratei de voltar aos treinos.

Nos primeiras corridas, percebi que o mês sem atividades físicas havia sido cruel para o meu condicionamento. Tinha engordado apenas 2 Kg desde a São Silvestre, mas a impressão que eu tinha era a de que carregava 10 Kg a mais em cada perna, ou seja, o meu preparo tinha ido quase todo pelo ralo.

Não tenho o hábito de fazer promessas na virada do ano, mas naquele momento, com a constatação de ter praticamente voltado à estaca zero do meu condicionamento,  decidi que seria mais perseverante em 2010, e que não deixaria a preguiça e a acomodação fazerem novos pontos contra mim.

Ao par de tudo isso, acabei recebendo um e-mail do site de eventos runnerbrasil, informando sobre uma prova em Itu, cidade já visitada por mim, mas aonde nunca havia corrido. Tratei de passar a informação para o Cesar, e de imediato a equipe Amantes da Corrida se mobilizou para  realizar essa prova. Além do atrativo de correr em uma nova cidade, a prova seria em homenagem aos 400 anos de aniversário de Itu, e com uma taxa de inscrição convidativa de apenas R$ 30,00. Outro aspecto facilitador da prova, diferente da maioria das provas, era que a entrega do kit se daria no mesmo dia do evento, o que significava que não teríamos gastos adicionais com hospedagem. Tratamos de nos inscrever o mais rápido possível, pelo próprio site da runnerbrasil.

Chegada a data, nos deslocamos de carro para Itu, que fica a pouco mais de 50 Km de Campinas. A entrega do kit, que estava bem organizada, ocorreu num ginásio  da cidade, com a arena da prova montada nas suas imediações.

O sol estava de rachar, fato que,  aliado ao condicionamento de início de temporada da dupla, sugeria que teríamos que realizar a prova num pace bem confortável, no “passinho da vovó”. A altimetria do percurso nos era desconhecida, o que reforçava ainda mais a nossa decisão em fazer uma prova bem tranquila, sem forçar o pace.

E fomos nos alinhar para a largada. Uma coisa que nos chamou a atenção foi a presença de alguns participantes fantasiados na prova, coisa que só tinhamos visto na corrida de São Silvestre. Obviamente trata-se de uma tradição da prova.

Dada a largada, que atrasou em cerca de 15 min em relação ao previsto, finalmente iniciamos a primeira prova do ano. Percorremos o primeiro Km em 05:45, mas aos poucos fomos reajustando a nossa velocidade.

Durante a prova o sol foi se escondendo, o que favoreceu a todos os corredores. Em contrapartida, nos deparamos com uma altimetria bastante acidentada para uma primeira prova de temporada.  Havia duas extensas subidas entre os Km 5 e 9, bem cansativas mas que se configuraram em um verdadeiro desafio para a dupla.

A distribuição de água no percurso foi farta e muito bem realizada, e com uma novidade para mim: foi a primeira vez em que participei de uma prova em que a água foi entregue em garrafas plásticas de 300 ml, em vez de copos, lacrados ou abertos, de todas as provas anteriores. Eu aprovei a novidade.

Mas a organização da prova pecou  em não sinalizar a kilometragem em todo o percurso, imprescindível para o efetivo controle do pace por parte dos corredores. Vi placas de sinalização apenas nos Km 1 e 7.

Após enfrentarmos as desgastantes subidas, finalizamos a prova, satisfeitos em iniciarmos a temporada 2010 com o excelente desafio que foi a Volta Pedestre de Itu. Outro ponto alto da prova foi a linda medalha oferecida aos concluintes. Um das mais bonitas da minha coleção.

RESUMO:

Tempo Final: 1:00:55

Classificação Geral Cat Masc: 1.114 de 1.434 (77,7%)

Tênis: Adidas Adizero Ace

 

Antes da corrida

 

Dupla em ação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: