I Corrida 10 Milhas de Jampa – Fotos e Resultados

dezembro 1, 2016

 

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Cobertura fotográfica em:
http://www.albumdepista.com/

Resultados em:
https://www.zeniteesportes.com/eventos/resultados?p=NQ%3D%3D


Veja 7 dicas para melhorar a sua resistência

outubro 7, 2016

Por Alessandro Luchetti

Aumentar a resistência na corrida de rua é um objetivo comum a atletas de diferentes níveis. Do iniciante ao corredor que busca melhorar sua performance, sentir que o corpo está cada vez mais preparado ajuda a manter a motivação e a tornar a rotina da corrida mais saudável. O professor de educação física Balbino Santos, da Balbino Performance Consultoria Esportiva, dá 7 dicas para melhorar a resistência.

1) Respiração abdominal

Durante a prática da corrida, o corpo costuma mostrar sinais, geralmente representados por dores e desconfortos na região abdominal. Isso indica que a respiração não está sendo eficaz. Ao expirar, os músculos abdominais contraem-se e fornecem maior sustentação do corpo para realizar o movimento. Porém, quando se respira de maneira inadequada, ocorre uma espécie de cãibra no diafragma, causando essas sensações doloridas. Daí a necessidade do treinamento prévio para fortalecimento abdominal do corredor.

2) Correr regularmente

Do ponto de vista fisiológico, os treinos de rodagens longas, ou de manutenção aeróbica, aprimoram a capacidade de absorção do oxigênio pelos músculos, elevando o VO2 máximo (capacidade para captação de oxigênio por minuto) a um novo patamar. Isso permite ao corredor exercitar-se com uma intensidade de esforço mais elevada, durante um tempo maior. Assim o corredor será mais resistente, mas gastando menos energia.

Correndo regularmente, o seu sistema cardiovascular terá maior capacidade no transporte de oxigênio para os músculos. Dessa forma, o seu coração e sua circulação sanguínea estarão submetidos a um esforço menor durante a corrida. Isso pode ser percebido com a redução progressiva da frequência cardíaca, aumentando de forma natural a sua resistência, refletindo em melhora no desempenho esportivo e também nas atividades do dia a dia.

3) Ingestão de carboidratos complexos

Esse tipo de carboidrato tem sua estrutura molecular mais complexa (polissacarídeos), liberando energia aos poucos. Após sua ingestão, há um prolongado e leve aumento nos níveis de glicose na corrente sanguínea. Seja em longos ou em provas, sabe-se que é importante a hidratação correta e a ingestão de carboidratos, substâncias fundamentais para o funcionamento do corpo, principalmente quando se fala em desempenho.

É por conta dessa necessidade que existe o gel de carboidrato, energético disponível em sachê ou pó, recomendado pela praticidade e eficiência durante o esporte que, além de tudo, proporciona recuperação adequada dos músculos.

4) Menos álcool

Talvez um dos maiores desafios aos corredores iniciantes seja cortar o álcool no período de 24 horas que antecede o treino. Mas é necessário tentar, porque as bebidas alcoólicas interferem no sistema metabólico e fisiológico, principalmente interferindo na perda de líquido e na redução dos estoques de carboidratos no organismo, que são essenciais para a elevação da nossa resistência física e fundamentais para o rendimento.

5) Intervalados

O método de treinamento indicado para melhorar a potência aeróbia de corredores em todos os níveis são os treinos fracionados ou intervalados. Nessas formas de trabalho, o corredor deverá percorrer frações do percurso competitivo em um ritmo mais intenso do que aquele que será desenvolvido durante a competição. Os intervalados capacitam o corredor a atingir um condicionamento ideal para a distância competitiva.

Além disso, trazem ao corredor a necessária confiança para enfrentar as dificuldades do percurso, pois ampliam o seu potencial energético e resistência muscular ao exercício físico intenso e de longa duração. Entretanto, os treinos fracionados são de caráter específico e devem ser realizados após uma ótima preparação de base, pois é necessário resistência para se correr com velocidade.

6) Descanso pós-treino

Nosso organismo tem limites que podem ser ampliados pela resposta que ele dá, antes ou após os treinamentos. Muitas vezes a resposta pode chegar meses depois do esforço despendido. Cada atleta é um universo e este universo deve ser respeitado individualmente. O atleta não pode ser comparado a outro. O descanso, além de proporcionar momentos de boa recuperação, faz com que os músculos do corredor se recuperem adequadamente e a cabeça também. Isso influenciará nos treinos futuros, pois o atleta, após o descanso, inicia o próximo treino mais disposto. Assim, o treino rende mais.

7) Alongamento

Relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea e acabar com dores musculares e até cólicas menstruais. Esses são alguns dos benefícios que, segundo os especialistas, podem ser alcançados com a prática de alongamento, que é composto por uma série de exercícios de movimento estático. Essa prática trabalha a musculatura e a postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvica, torácica e lombar.

A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo. O corpo, após as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento, o que vai proporcionar o equilíbrio do corpo e da mente.

Fonte: www.ativo.com


XII Aquathlon do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba – Fotos e Resultados

outubro 7, 2016

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Cobertura fotográfica em:
http://www.albumdepista.com/

Resultados em:
http://www.zeniteesportes.com.br/resultados.asp


Circuito Qualidade Caixa 2016 João Pessoa – Fotos e Resultados

setembro 11, 2016

Cobertura fotográfica em:
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Resultados em:
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Sprint Triathlon Sesc PB 2016 – Fotos e Resultados

setembro 10, 2016

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Cobertura fotográfica do evento:

http://www.albumdepista.com/triathlon-sesc-pb–2016

Resultados do evento:


O2 adere ao desafio esportivo da UNICEF pelas crianças

setembro 1, 2016

Esportistas de todo o Brasil serão convidados a participar da iniciativa

A O2 acaba de aderir ao Team UNICEF – Mova-se pelas Crianças, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de forma divertida, combinando a atividade física e a tecnologia móvel.

Com isso, a O2, que faz parte do grupo Norte Marketing Esportivo, empresa responsável por diversos eventos esportivos em todo o Brasil, compromete-se a disseminar a iniciativa entre o público adepto da prática de esportes para que também participe do Team UNICEF.

A participação acontece em dois movimentos: primeiro, o usuário é convidado a correr ou caminhar 5 km – que não precisam ser percorridos de uma só vez – ao ar livre para desbloquear uma doação de R$ 5 para o UNICEF. Depois, ele é incentivado a realizar outras ações pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, como responder perguntas sobre o tema e baixar o aplicativo Proteja Brasil, que permite a realização de denúncias de violência contra meninos e meninas pelo próprio celular.

Para participar desse time, basta acessar o site www.teamunicef.org e sincronizá-lo com algum aplicativo de atividades físicas já disponível gratuitamente no mercado. Os quilômetros podem ser registrados até dia 18 de setembro. Cadeirantes também podem participar.

O Team UNICEF – Mova-se pelas Crianças conta com o apoio de personalidades como o embaixador do UNICEF no Brasil, o ator Lázaro Ramos, e o apresentador Luciano Huck. Ambos atuam juntos no vídeo de lançamento e desafiam o público e outras personalidades a participar da iniciativa. Renato Aragão, outro embaixador do UNICEF no Brasil, e sua filha, a atriz Livian Aragão, também participam da ação.

A campanha pretende alcançar os mais de 7,5 milhões de usuários de aplicativos de atividade física e estimular as pessoas a praticar esporte. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013, 45,9% dos brasileiros com 15 anos ou mais eram sedentários.

O Team UNICEF – Mova-se pelas Crianças é uma iniciativa do UNICEF, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Save the Dream, um programa que implementa e inspira atividades de empoderamento de jovens. A ação conta com o apoio da agência de publicidade Ogilvy.

 Sobre a O2 – Nascida em 2003, a O2 é a mais importante revista de running do Brasil e é sinônimo de corrida de rua. Com tiragem de 50 mil exemplares, leva a seus assinantes um conteúdo inspirador para todos os tipos de corredor.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.


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